O que considerar antes das obras
Licenças e autorizações
Um dos principais fatores a considerar, quando se pensa na remodelação de um apartamento, é saber se as desejadas obras, principalmente quando implicam alterações estruturais, têm as devidas licenças e permissões. Nestas últimas incluem-se as do proprietário do imóvel, no caso de ser arrendatário e não dono do apartamento. Considere ainda eventuais constrangimentos relativos a normas do condomínio e até deliberações camarárias, as quais podem ser mais ou menos exigentes em função da qualificação do edifício. Tratando-se de um prédio histórico, ou de alguma forma protegido ou classificado, o processo pode requerer licenciamentos específicos, e cuidados extra, com particular atenção às fachadas e outras relíquias arquitetónicas.
Não são meras burocracias, mas um conjunto de normas e procedimentos que acautelam, a todos os níveis, a segurança dos imóveis e de todos os seus ocupantes, bem como o conforto dos restantes condóminos. Atente ainda do facto de que a privacidade e normais rotinas dos vizinhos não deve nem pode ser comprometida no decurso das obras de remodelação do apartamento.
O que pode e não pode fazer
Obtidas as devidas permissões e licenciamentos para a renovação, os trabalhos de remodelação do apartamento devem igualmente obedecer a uma bem definida moldura de normas e procedimentos, com vista a minimizar, a todos os inquilinos, os transtornos de uma obra no edifício onde moram.
- Número de horas de trabalho diárias permitidas
- Horário de início e de fim dos trabalhos.
- Procedimentos para entregas de materiais, cargas e descargas.
- Necessidade de zona de estacionamento.
- Desimpedimento do passeio para evitar riscos.
- Proteção da fachada.
- Instalação de métodos próprios de eliminação de escombros e outros despojos resultantes da obra.
- Proteção das zonas comuns do edifício que terão de ser partilhadas com os construtores.
- Utilização dos elevadores comuns sempre que não há monta-cargas.
- Montagem de estações elevatórias para levar e retirar o grosso dos materiais e dos equipamentos pela parte de fora do edifício. O objetivo é não sujar ou danificar as zonas comuns ou privadas, aliviar a poluição atmosférica e sonora durante as horas de expediente e evitar acidentes.
- Disponibilizar depósitos para acondicionamento de entulho e outros desperdícios resultantes dos trabalhos.
Além destas, poderão ser necessárias outras medidas – previsíveis ou impostas –, indicações, boas práticas ou especificidades relacionadas com cada tipo de obra.
Conformidade estética
Todas as alterações desejadas que comunguem com áreas partilhadas ou com a fachada do edifício devem respeitar a traça arquitetónica e estar em conformidade estética com o layout geral do prédio. Cores, materiais, acabamentos, colocação de ares condicionais e outros equipamentos devem integrar-se nas definições arquitetónicas pré-existentes. Perfis de portas e janelas, gradeamentos, iluminação, pavimentos e acabamentos e toda e qualquer outra alteração executada no exterior do edifício ou nas áreas comuns terão de obedecer a critérios e de se coadunar com todas as definições estéticas do edifício.
Projeto e plano de obras
Com o seu arquiteto, construtor, empreiteiro e designer de interiores – caso todas estas competências estejam contempladas na obra de remodelação de apartamento que tem em mente –, defina um projeto com todas as alterações bem definidas numa planta e, em conjunto, delineiem um plano de obras onde se estabeleça a sequência articulada e calendarizada dos trabalhos, para que tudo se encaixe nas datas previstas, sem atrasos.
É importante trabalhar com uma equipa multidisciplinar. Só assim agilizará as necessárias valências na obra, sem atrasos nem desencontros entre a chegada de materiais e a vinda dos especialistas em cada ramo envolvido.
Não sendo possível, responsabilize um empreiteiro para articular agendas, entregas e coordenar os trabalhos.
Se o pretendido é alterar toda, ou parte da planta atual, deitar paredes abaixo, erguer outras onde não existiam, renovar completamente cozinhas e casas de banho – duas das áreas que mais facilmente requerem uma atualização estética –, aproveite a empreitada e toda a bagunça das obras para rever assuntos estruturais que podem necessitar de atenção ou mesmo de substituição. A canalização e o projeto de eletricidade incluem-se nesta revisão. Vale a pena aproveitar a troca de torneiras ou de sanitários e assegurar canos novos. As canalizações têm um tempo médio de vida e renovar um apartamento para logo depois voltar a necessitar de obras por falha da canalização é um risco que não deve correr.
No caso da eletricidade, deve olhar para um novo projeto de iluminação como uma das maiores e mais eficazes formas de alterar todo o look and feel do ‘novo’ apartamento. Projetores, calhas iluminadas, retroiluminação, luzes indiretas junto ao chão, ao teto e nas paredes ajudam a alterar, por completo, a perceção dos espaços e a destacar o seu potencial. Ainda que não estivesse a contemplá-lo, um novo projeto de eletricidade é algo em que deve investir. Não se arrependerá.
Na verdade, se atualizar o visual da cozinha e dos WC já estará a transformar completamente o seu apartamento e todas as zonas afetas ao seu uso.
Pequenas atualizações
Pequenas operações cosméticas de mera ‘maquilhagem’ podem resumir-se a arquitetura, design de interiores e a um mínimo de intervenção de pedreiros, sem recurso a conhecimentos de engenharia. Por vezes, renovar um apartamento resume-se a uma operação de soma de detalhes:
- Novas portas
- Novas janelas
- Nova pintura
- Novos puxadores
- Troca de painéis ou sancas
- Novo pavimento
- Novos sanitários
- Nova distribuição das áreas
Seja qual for a necessidade de alteração, o projeto futuro ou a dimensão da obra, deve dispensar tempo e atenção a todos os detalhes antes de iniciar a remodelação do apartamento. Estará a acautelar sustos, custos e inconvenientes futuros. Acima de tudo, estará a evitar cometer erros do quais se arrependerá logo após o término das obras. Veja e reveja cada pormenor, fale com uma equipa especializada e defina um plano à prova de arrependimentos.
Consulte-nos. Estamos aqui para ajudar.