A sua casa de sonho pode estar à distância de uma… remodelação

O que ter em conta antes de iniciar as obras:

A sua casa de sonho pode bem ser a casa que já habita. Quando se gosta da localização, do bairro onde se vive, quando há um laço afetivo com o lugar e a própria casa, pensar em mudar pode ser penoso. Pode até, na verdade, ser desnecessário. Se a casa tem uma boa estrutura e existe terreno para uma eventual expansão, com vista a agregar mais divisões, ou se a área de implantação já é suficiente, apenas o layout interior já não cumpre as necessidades ou com o desejado, talvez tudo aquilo de que precisa é de uma boa remodelação. Ninguém gosta de pensar em obras de fundo na casa que se habita, devido a toda a logística que uma remodelação implica, incluindo ter de passar algum tempo numa casa alugada até as obras estarem concluídas. Todavia, há alterações que merecem o esforço e transformar uma casa num lar é uma delas.

É, todavia, um passo tão importante quanto a construção de raiz e carece de planeamento e rigor. Acima de tudo, exige uma abordagem meticulosa e realista, que deve, com racionalidade, mesclar as verdadeiras necessidades, a visão sonhada e as possibilidades. Assim, se pensa dar uma nova vida à sua casa e, com base nela, fazer nascer uma nova moradia ou apartamento, saiba tudo aquilo que deve ter em conta antes de iniciar as obras.

 

Linhas orientadoras

O budget

Se a casa é um sonho, o budget deve ser bem real e refletir com o máximo rigor a capacidade financeira de que dispõe. Definida essa verba, fixe o budget disponível para a renovação alguns furos abaixo. Convém acautelar despesas imprevistas – como, por exemplo, a necessidade não contemplada de ter de mudar toda a canalização ou o desejo de uma extravagância na fase de acabamentos, com algum material ou banheira de última geração que gostaria de incluir –, alterações nos preços dos materiais ou qualquer outra eventualidade. Se tudo correr como planeado, fica com um dinheiro de reserva, que pode ser aplicado posteriormente na decoração do nosso espaço. Se tiver de lidar com gastos não contemplados em sede de orçamento é bom saber que pode contar com uma reserva. Acredite, com base num orçamento inferior ao valor real de que dispõe para as obras, vai ter menos preocupações e muito menos stress.

 

O plano

Antes de iniciar as obras, centre-se no plano e dedique-lhe todo o tempo e atenção. O plano deve ser rigoroso e estabelecer prioridade. Deve ainda dividir-se, e por esta ordem de prioridades, em:

  1. As reparações que têm mesmo de ser feitas
  2. As melhorias necessárias
  3. O que idealmente sonhava conseguir

 

1 – As reparações que têm mesmo de ser feitas

Estruturas debilitadas, telhados a necessitarem de substituição, paredes permeáveis à água, esquema elétrico deficitário e a necessitar de uma atualização, novo sistema de aquecimento, melhorias ao nível da insonorização e conforto térmico, novas fontes de energia renováveis e necessidades estruturais são prioritárias. Devem ser identificadas e mapeadas num plano cronológico, que o seu construtor saberá delinear. Por vezes, ao iniciar uma reparação, percebe-se que há carências adjuvantes a necessitar de igual atenção e este é o momento para todas essas verificações. Não vire os olhos a uma reparação estrutural, sob pena de voltar a necessitar de obras a curto trecho.

 

2 – As melhorias necessárias

O segundo ponto da lista identifica aquilo que originou a necessidade da renovação. Um quarto extra para mais um filho, ou para um sénior que passará a viver com a família; um escritório para comodar regimes de trabalho híbridos; a recuperação de um sótão; o aumento da cozinha e da sala para dar resposta à vida social dos proprietários; uma casa de banho maior; a criação de mais arrumos; ou a junção de dois quartos, agora que os filhos estão a sair de casa… Todas as razões são válidas, a fim de ajustar a casa ao jeito e estilo de vida dos seus proprietários.

 

3 – O que idealmente sonhava conseguir

Esta parte do plano, por norma, inclui os desejos e não as necessidades. Prende-se muitas vezes com tipos de acabamentos: uma parede de pedra, uma lareira de última geração, a renovação de toda a cozinha, chão de madeira em toda a casa, janelas de vão inteiro, estores elétricos, uma piscina, um quarto de vestir… A lista varia em função de gostos pessoais e ambições e, também aqui, todos os desejos são válidos. Todavia, esta deve ser a lista dos dispensáveis, e deve estar pronto a abrir mão de alguns destes itens logo que o orçamento se revele insuficiente.

Ao ter de equilibrar estes três pontos, e com a ajuda de uma equipa profissional e experiente em remodelações, descobrirá formas engenhosas de reabilitar aquilo que já tem e dar-lhe uma nova e inspiradora vida. Pelo caminho, poupa dinheiro e consegue um novo look and feel geral.

 

O principal

Se ao preparar a remodelação não perder o foco daquilo que é verdadeiramente importante, obterá o upgrade exato e o conforto que procura, e conseguirá mudar a casa sem mudar de casa. Centre as atenções nas áreas que a sua família mais ocupa e onde passa mais tempo. Talvez a zona dos quartos ou das casas de banho possa ser ligeiramente sacrificada para se conseguir uma área social maior, onde todos tenham o seu espaço e que permita acolher todas as atividades significativas do agregado familiar. Cozinha, sala de estar e zona de refeições, bem como a suite do casal, ou outra divisão que seja usada diária e intensamente, são espaços que deve sempre valorizar. Divisões lúdicas, que acolhem as brincadeiras das crianças, quartos de dormir de adolescentes, que em breve sairão de casa, ou quartos de visitas e salas de jogos são, por natureza, divisões ‘temporárias’ que devem ser avaliadas como quartos versáteis, que se adaptarão ao longo do tempo, em função das mudanças naturais de todas as famílias. Não os considere prioritários, nem invista neles mais do que o necessário para uma boa atualização.

Se a localização o favorece, havendo zonas exteriores ajardinadas e caso o estilo de vida familiar seja maioritariamente passado ao ar livre sempre que a meteorologia o permite, talvez deva dar atenção a estas áreas. Tornar uma varanda ou terraço mais funcional, convidativo e confortável, reorganizar o jardim, redecorar uma pérgola exterior ou fechá-la com vidro, para que possa ser frequentada igualmente nos meses frios, podem ser opções que melhorarão a qualidade de vida. Este, no fundo, é o objetivo de qualquer remodelação, mesmo daquelas que nascem de necessidades imperiosas e não meramente estéticas.

 

O parceiro certo

Nesta jornada, assegure-se de que tem do seu lado uma empresa de construção civil experiente e se faz rodear de uma equipa multidisciplinar profissional e séria. Avalie qualificações e expertise, portfolio, valências e equipamentos e faça todas as perguntas que considere necessárias. Só assim o sonho de renovar a sua casa se materializará nisso mesmo: um sonho.

Na SPM estamos disponíveis para o ajudar nesta etapa, quem sabe até, para que possa sonhar um pouco mais alto do que imaginou inicialmente. Marque uma reunião e coloque-nos o seu desafio.